Treino AB ou ABC, o que são e quais as diferenças entre eles?

Muitos têm iniciado a trajetória de exercícios físicos com o objetivo de criar uma rotina para manter o corpo saudável e trazer mais qualidade de vida. Mesmo guiados por esse desejo, ainda persiste a grande dúvida: qual a diferença entre o treino AB e o ABC, e qual é o ideal para mim?

Antes de mais nada, é importante ressaltar que o treino ideal é aquele que se enquadra no seu objetivo, preparo físico e disponibilidade para estar na academia. Na Red Fitness, por exemplo, temos profissionais altamente qualificados para ajudar você a definir as melhores séries e garantir a sua evolução.

Agora, vamos explicar o que cada treino significa e acabar de vez com essa dúvida.

Treino AB

O treino AB é um dos mais antigos da musculação.

Seu formato consiste em dividir sue treino em 2. Por exemplo, treinar em um dia todos os membros superiores (A) e no dia seguinte todos os membros inferiores (B):

Dia 1: peitoral, costas, ombros e braços;

Dia 2: quadríceps, posteriores, glúteos e panturrilhas.

Nos dois dias o objetivo é treinar intensamente os vários grupos musculares, para estimular e melhorar o condicionamento físico, coordenação e a resistência.

Vantagens

Neste método você treina o corpo todo em menos dias, garantindo um estímulo constante e adaptar seu corpo para outros tipos de treino.

É ideal para aqueles que precisam construir uma base sólida de massa muscular e força, já que garante o perfeito equilíbrio de trabalho entre os grupos musculares trabalhados, e para aqueles que têm menos dias disponíveis para estar na academia se identificam melhor com esse formato.

Treino ABC

O treino ABC é um dos mais populares e utilizados nas academias, já que pode ser adaptado a qualquer objetivo, pois promove a hipertrofia corporal, o famoso ganho e definição de músculo e o emagrecimento e a perda de peso.

Esse treino pode ser aplicado por qualquer pessoa, independente se tem resistência ou experiência em treinos.

A rotina consiste em treinar 2 ou 3 grupos musculares por dia, treinando cada grupo muscular de 1 ou 2 vezes por semana. Exemplo:

Dia 1: peito, tríceps e ombros;

Dia 2: pernas e abdômen;

Dia 3: costas, bíceps e trapézio.

Neste formato você consegue combinar e treinar músculos que se ajudam. Isto é, o mesmo exercício pode treinar os diferentes músculos ao mesmo tempo.

Por exemplo, ao fazer supino reto, você está treinando peito, tríceps e deltoide anterior.

Vantagens

É ideal para quem deseja manter um nível elevado de atividades físicas, pois é possível trabalhar com diferentes intensidades e grupos musculares, tornando o treino mais interessante e estimulando resultados mais visíveis a longo prazo.

Diferença

Resumidamente, o treino AB é ideal para iniciantes sem base sólida e que não possuem maior flexibilidade de dias para treinar.

Já o treino ABC é ideal para quem possui maior frequência nos treinos, pois exige a disposição de estar na academia mais vezes na semana.

Então, afinal, qual é o ideal para mim?

Como vimos, os treinos AB e ABC são efetivos e poderão trazer bons resultados ao serem aplicados na forma correta.

Porém a escolha do ideal deve ser feita com o auxílio de um profissional que entenderá a sua necessidade, disponibilidade e condicionamento físico.

E a Red Fitness é especialista no assunto. Com métodos exclusivos e específicos para os seus alunos, possui profissionais altamente qualificados e preocupados em ajudar você a alcançar uma boa qualidade de vida de verdade, com treinos personalizados e ambiente moderno.

Vem ser Red! Treine na rede de academias que mais tem crescido no Brasil. Faça agora mesmo a sua matrícula online e sem burocracias, clicando aqui.

Mais
posts